Descobre o teu propósito!

A vida está cheia de gigantes que devemos enfrentar. Um deles é a falta de direção e de propósito. Sem direção, as pessoas tendem a conformar-se com menos do que o melhor das bênçãos de Deus. E isto converte a pessoa numa presa fácil do inimigo, que toma vantagem da situação e a influenciará a que seja tentada a pecar e a perder o melhor que Deus tem para ela.

No entanto, quando as pessoas entendem que cada pessoa foi criada com um propósito e plano específicos, facilmente poderão ver que com esse propósito vem também a direção, a esperança, a paz e um futuro brilhante. Conhecer o propósito de Deus é primordial para as nossas vidas porque separa-nos para os Seus planos específicos. Desconhecê-lo converte-nos no alvo do inimigo, cujo único propósito é destruir-nos e evitar que sejamos vasos úteis nas mãos de Deus. Entender a razão pela qual estamos aqui não só nos dá propósito e direção, também nos dá confiança em tudo o que fazemos. Capacita-nos para experimentar e levar a cabo, com paixão, o nosso propósito e máximo potencial.

Por causa da falta de direção, muitas pessoas vivem sem saber de onde vêm ou para onde vão. Não têm propósito na vida, nem sonhos, nem metas por alcançar; não têm desafios para conquistar nem futuro para procurar.

Muitos conhecem a dor que trazem os vícios, a depressão, as deceções, a solidão, a rejeição, as inseguranças, o medo e outras circunstâncias difíceis; todos nos identificamos com as batalhas incessantes de procurar respostas, para terminar só com mais perguntas. As lutas que enfrentamos têm diferentes origens: talvez a perda de uma pessoa amada, ou talvez, uma relação que nos partiu o coração, ou, possivelmente, são o resultado de más decisões ou de nos deixarmos influenciar pelo mau caminho. Mais além do como ou porquê que estamos a enfrentar tempos difíceis, não podemos aferrar-nos à mentalidade que são só coincidências ou parte da vida que temos que aceitar. Pelo contrário, devemos superar isto reconhecendo que Deus tem um propósito para cada um de nós, e que Ele determinou cumpri-lo.

A juventude de hoje permitiu que a moda defina o que está bem e o que está mal, tanto na sua conduta como no seu carácter, e as suas decisões frequentemente estão baseadas nos estandartes da sociedade, sem importar as consequências. Menosprezam cada decisão que tomam e não se dão conta do poder que têm para mudar o seu futuro e aproximar-se do seu propósito na vida. Muitos perderam o interesse em entender o seu propósito ou não têm ideia de onde ir para pedir ajuda para descobrir em que direção deveriam ir. Tristemente, aqueles que vivem sem direção, terminam em lugares incorretos ou rodeados de pessoas que exercem uma influência negativa sobre eles.

Pára um pouco e medita onde estás na tua vida. Recorda as últimas decisões que tomaste e onde elas te levaram. Estás onde queres estar ou onde crês que deverias estar? A nossa sociedade promove a crença que as tuas prioridades devem centrar-se nos teus desejos e necessidades pessoais. Mas tu não foste criado para cumprir estandartes da sociedade, mas para cumprir um propósito específico e divino, dado por Deus, que te garante o presente e o futuro. Não permitas que a sociedade ou o príncipe deste mundo redefina o poder e o propósito de Deus que estão em ti. Não aceites a mediocridade. Levanta-te para conhecer e cumprir o propósito pelo qual foste criado.

Todos nós fomos criados intencionalmente, para um propósito específico. Olha para ti e descobre que não és um acidente. Não estás a viver e a respirar por coincidência. Deus planeou a tua vida, cuidadosamente, e deu-te as ferramentas que necessitas para ter êxito e completar esse plano.

A chave para a tua realização é descobrir o propósito de Deus para a tua vida.

Jeremias 29:11 – “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Este versículo abarca a plenitude do desejo de Deus para todos os Seus filhos, incluindo tu! A vontade de Deus é que disfrutes as riquezas da Sua paz, a bênção de um grande futuro e a esperança eterna de que Ele é mais que capaz para ajudar-te a atravessar tudo. Deus declara que o Seu propósito, ao criar-te, foi dar-te:

  1. Bem-estar, paz

A palavra paz significa bem-estar, saúde, prosperidade e realização. Se não sabes o teu propósito, é difícil encontrares tudo isto. Muitos deambulam pela vida, cambaleando na sua existência e na sua insatisfação, além de questionar-se por que passaram tantas dificuldades, precisamente porque ainda não entenderam que conhecer o seu propósito está intrinsecamente ligado com o seu presente e com o seu futuro.

A paz não é a ausência de tribulação mas é saber de onde vens e para onde vais; é saber que qualquer que seja a circunstância, algo melhor te espera.

  1. Não de mal

Deus não é um manipulador nem um tirano. Também não é mentiroso. O Seu desejo é ver-te a caminhar com propósito, para que tenhas acesso a todas as maravilhosas bênçãos que Ele tem guardadas para ti. Deus quer que tenhas paz, e também te predestinou a um futuro brilhante, cheio de tranquilidade e direção.

  1. Para dar-nos um futuro

Saber que o teu futuro está seguro em Deus dar-te-à a direção que necessitas para permaneceres conectado ao teu propósito. Quando foste criado por Deus, o Senhor planeou que tu confiasses Nele para preparar o caminho para o teu futuro. Deus quer que apertes a Sua mão, que te aferres às Suas promessas e que creias que o Seu amor te ajudará a atravessar o que quer que seja. Deus quer que Lhe rendas o teu presente e o teu futuro para que Ele possa operar as coisas na tua vida, e assim dar-te uma esperança e um futuro.

O que é o propósito?

A palavra propósito define-se como a intenção original para a qual algo ou alguém foi criado. O teu propósito, destino ou chamada é o plano original de Deus desenhado para ti. Se questionas a tua existência, toma também tempo para meditar acerca dos teus dons e talentos. Quando o faças, o teu propósito começará a tomar forma; porque cada talento e habilidade em ti foram dados para capacitar-te com o fim de levar a cabo o teu propósito. Portanto, os teus talentos e habilidades estão sumamente relacionados com o teu propósito.

Jeremias 1:5 – “Antes que te formasses no ventre, te conheci, e, antes que saísses da madre, te santifiquei…”.

Antes de criar o homem, Deus estabeleceu um propósito específico, detalhado, que necessitava ser cumprido, e depois criou-nos de acordo com esse propósito. Em palavras simples, Deus quer fazer algo, e para assegurar-se que se cumpra, criou-te a ti! Tu foste criado para levar a cabo um plano divino que já existia no coração de Deus desde o princípio da Criação. Tu és as Suas mãos para alcançar o ferido, os Seus pés que não temem ir e marcar a diferença onde quer que seja que Ele te envie, a Sua boca para falar do Seu amor, os Seus braços para abraçar o perdido… A vontade de Deus é que nós sejamos Ele aqui na terra!

Talvez tu penses que Deus nunca te vai usar a ti, não consegues ver o teu futuro ou o teu propósito mais além dos teus problemas e circunstâncias. Talvez penses que não há valor, não há dons e talentos em ti. Talvez até muitas vezes tenhas ouvido que não vales nada, nunca vais conseguir, que és estúpido ou tonto. Se te identificas com isto, é porque estás a lutar com o gigante da falta de propósito e direção, que não te deixa converteres-te na melhor versão de ti que Deus criou.

Deus quer que sejas e vivas a melhor versão de ti mesmo!

Por isso, tu não podes dar a este mundo algo tão precioso! Jovem, não permitas que um homem qualquer te arruíne a vida. Não podes dar os teus talentos a um bar. Não podes dar os dons que Deus te deu a pessoas que te destruirão. Não podes entregar a tua virgindade por um momento de prazer. Não esperes semear uma semente preciosa em terra seca e esperar que se multiplique. Não deites pérolas a porcos! Tu tens um tesouro precioso dentro de ti. Não podes abrir uma porta ao diabo, e esperar que ele não entre. Ele vai entrar. Porque ele é um ladrão sujo, disposto a dizer-te todo o tipo de mentiras, enganar-te e roubar a tua herança.

João 10:10 – “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Mas eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

O diabo vai-te sempre dizer o que tu queres ouvir, porque conhece as tuas fortalezas e as tuas debilidades; e virá contra ti na tua hora mais vulnerável, a tentar-te para que lhe entregues o que te pertence por herança.

Recordas-te de Daniel?

Daniel foi levado como escravo, para a Babilónia. A Babilónia representa o mundo, o caos, a confusão. Mesmo estando no meio do mundo, ele decidiu agir de forma diferente a ele. Não comeu da comida do rei, nem pôs em causa os princípios que tinha na sua vida. Não andava com uma placa na testa a dizer que era filho de Deus, pelo contrário, foi o comportamento dele que chamou a atenção. Não só porque se comportava de forma diferente, mas porque tinha dons e talentos em operação, que marcavam a diferença. Interpretava sonhos, dava palavras de sabedoria, e não obstante a perseguição, mantinha-se firme. Pôs toda uma nação a adorar ao único Deus vivo porque provou que Ele era real.

Sabes porque muitas vezes pensas que Deus não te responde a ti, não fala contigo e não te revela o teu propósito?

Tiago 4:3 – “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Muitas vezes não obtemos as respostas de Deus, não porque Ele não queira falar, mas porque nós queremos consumir-nos nos nossos deleites, nos nossos prazeres.

Precisamos saber e reconhecer que ninguém é dono do amanhã, e Hebreus 9:27 declara que “… está estabelecido que o homem morra uma só vez”. Devido a isto, o homem tem uma só oportunidade, a de viver e fazer as coisas bem. Por isso, lembra-te que os teus dias estão contados. Cada decisão que tomes hoje afetará o amanhã. Quando começas a entender a importância de contar os teus dias, nunca mais serás igual, já que viverás de acordo com o propósito de Deus.

Contar os teus dias está conectado com o teu propósito. Isto não significa que contes os dias que vão passando, mas que és responsável diante de Deus no que diz respeito ao teu tempo. Esta responsabilidade significa render contas diante alguém ou por algo. Noutras palavras, Deus far-te-á responsável pela forma como gastaste o tempo que Ele te deu. Quando aprendas a responder a Deus pelo teu tempo, Ele te abençoará dando-te um coração sábio. Um coração sábio evidencia que conheces o propósito de Deus para ti.

O pior que te pode acontecer é desconheceres o teu propósito! A ignorância acerca do teu propósito é tudo o que o diabo necessita para criar gigantes na tua vida, que venham a destruir-te a ti e ao teu futuro. Permanecer ignorante do teu propósito faz-te inconsciente, faz-te permanecer na escuridão acerca do teu futuro e destino, e também ignorante de como o inimigo atacará a tua vida. Portanto, a ignorância dá lugar ao diabo para influenciar as tuas decisões e levar-te à destruição. A ignorância fará com que vivas numa luta constante, em que te começas a conformar às tuas circunstâncias e a crer nas mentiras de satanás, lutarás sempre como alguém que não conhece o seu propósito. Temos de ser constantemente transformados, mudados, para conhecer a vontade de Deus. A ignorância também te levará sempre a ser menos do que foste planeado a ser. Se permaneces ignorante quanto ao teu propósito, és só mais um ignorante neste mundo, nunca te converterás na pessoa que Deus te criou para ser. Há grandeza no teu interior. Deus desenhou-te para seres maravilhosamente surpreendente. Há mais para fazer, há sonhos que ainda ninguém ousou sonhar, ideias criativas que nunca ninguém teve, novos sons e músicas para surgir. A Bíblia diz que o príncipe deste mundo é o diabo, e dele não vem coisa boa nem ideia criativa alguma. Ele é um ladrão não um criador. É em ti que residem as novas ideias, os novos sons, as novas músicas, os novos sonhos. Se ignoras a tua verdadeira identidade, serás conformado ao que o inimigo te apresente, em lugar de seres excelente, de acordo com o que Deus diz de ti. Deves ver-te como Deus te vê: completo, formoso, especial e triunfador. Outra coisa que a ignorância fará é que te conformarás com o menos. A ignorância vai-te impedir de conheceres as bênçãos de Deus, adaptar-te-ás a qualquer sobra que consigas e conformar-te-ás com o menos. Mas isto não é o que Deus quer. Ele deseja que disfrutes da Sua perfeita vontade, a qual é melhor do que tu possas imaginar.

Uma vida sem propósitos é uma vida incompleta.

Precisas apaixonar-te pelo teu propósito.

Sabes o que fez Eva pecar e comer do fruto? Querer conhecer “o outro lado”. Enquanto ela se manteve na direção e no propósito de Deus, disfrutava da abundância, da prosperidade, o jardim do Éden era a embaixada do Céu na terra. Era um pedaço do Céu, literalmente, na terra. Quando ela achou que não conhecia tudo, e precisava de conhecer não só o bem mas também o mal, ela perdeu não só a presença de Deus como tudo o que tinha até ali. Em vez do sistema trabalhar para ela, agora ela trabalhava para o sistema. Começaram a alimentar-se com o suor do seu rosto. Enquanto estás fixo no teu propósito, não tens tempo para pensar em como será o outro lado. E quando decides começar a olhar, a admirar o fruto, como fez Eva, dás voz a satanás para que te minta e engane.

Conheceres o teu propósito dá-te a segurança de que o plano de Deus se cumprirá, sem importar os obstáculos que venham contra ti. Tu sabes que Deus terminou a tua história antes que nascesses, Ele escreveu o teu final antes sequer que conheças o princípio. Conheceres o teu propósito também permitirá que Deus trabalhe a teu favor. Se sabes que Deus tem um propósito para a tua vida, também sabes que foste feito de maneira formidável e maravilhosa, com o fim de cumprires o teu propósito. Isso guardará a tua identidade. Saberes o teu propósito também te protegerá das tentações. O diabo sempre te vai mentir sobre o teu propósito e fazer-te acredita que nada disso é verdade ou se cumprirá, ou então que tens tempo para cumprir tudo isso, não há pressas.

Precisas de te render ao propósito de Deus. Acreditar que Deus tem um propósito para a tua vida, que farás mais do que te vês fazer hoje. Quando o fazes, Deus dá-te paixão para cumprires o propósito, dá-te graça para entrares no propósito, prepara não só o teu caminho como marcarás a diferença na tua geração e nas futuras.